Quem somos

Quem somos

A Fraternidade Franciscana da Divina Providência, também denominada Congregação das Irmãs Franciscanas da Divina Providência, nasceu e cresceu como o grão de mostarda de que fala o Evangelho (Mt 13, 31-32): pobre e humilde nos seus começos, foi crescendo, graças à generosidade e proteção da Divina Providência que nos ensinou a assumir esta regra de vida: “Buscar acima de tudo o Reino de Deus e a sua justiça» (Mt 6,33).

A primeira semente foi lançada pela mão da Irmã Ana de Jesus Faria de Amorim, no ano de 1942; e, já sob orientação do Cofundador, Frei Adelino Pereira (OFM), foi aprovada como Instituto Religioso de Direito diocesano pelo Bispo de Leiria- Fátima, Dom Serafim Sousa Ferreira e Silva, no dia de Natal de 1998.

Nascida por inspiração divina e sob a proteção da Virgem Maria, a nossa Congregação é uma Fraternidade de mulheres consagradas ao Pai, no seguimento de Jesus Cristo, vivendo a fraternidade evangélica à maneira de S. Francisco de Assis e servindo como ele os mais pobres dos pobres.

Continuamos a ser uma pequena Congregação, mas por graça de Deus, chegámos já às terras distantes do Oriente e, se a Divina Providência o permitir, queremos ampliar ainda mais o espaço da nossa presença e ação missionária.