Carisma

CarismaO carisma com que foi agraciada a Irmã Ana de Jesus, e no qual participamos, é um arco-íris de elementos evangélicos que configuram a nossa maneira de viver a consagração e a missão. São eles:

Confiança total na Divina Providência

Deus, que veste os lírios do campo e alimenta as aves do céu, bem sabe do que precisamos (Mt 6, 26. 32).

O abandono e confiança nas Mãos amorosas da Divina Providência, como um Pai que vela e cuida de nós, foi vivido e transmitido pela nossa Irmã Fundadora, e Cofundador. Sendo esta a nossa principal missão, anunciar e testemunhar ao mundo o Amor de Deus Pai por todos os homens.

Evangelização, serviço, e libertação dos mais pobres

Vendo em cada ser humano, sobretudo nos mais necessitados, os “membros de Cristo”, sabemos que somos a voz, as mãos, os pés, os olhos, de Deus para todos eles.

Servir os pobres é estar ao serviço da evangelização. Sermos no mundo sinal do Bom Samaritano, Jesus Cristo médico das almas e dos corpos, é a vocação própria das Irmãs Franciscanas da Divina Providência. O cuidado dos doentes e estar com os pobres serão para nós uma irrenunciável obra de misericórdia em todos os tempos.

A flor emblemática deste carisma é bem visível na Casa do Bom Samaritano, em Fátima, e na missão das Irmãs em Timor.

Carisma

A centralidade da Eucaristia: celebrada e adorada

A adoração contemplativa centrada na eucaristia é a fonte e força do nosso compromisso de solidariedade e entrega aos de maior necessidade.

A Adoração eucarística na nossa Congregação reveste-se de um cariz carismático, distribuindo-se pelas diversas fraternidades locais:

  • Casa da Divina Providência, Fátima: no dia 25 e 10 de cada mês, por serem dias respetivamente do nascimento da Irmã Fundadora e dia da sua entrada na Eternidade. Todas as quintas-feiras da parte da manhã, por ser dia do sacerdócio e das vocações, e noutros dias.
  • Casa do Bom Samaritano: no dia 15 de cada mês por ser o dia da benção e inauguração daquela Casa com a participação das Meninas e colaboradores, e todos os domingos em conjunto com as Meninas da Casa do Bom Samaritano, e noutros dias específicos.
  • Casa da Divina Providência de Coimbra: no dia 12 de cada mês, por ser o dia da aquisição daquela Casa, e uma hora de adoração diária em comunidade.
  • Casa de Nossa Senhora de Fátima, de Padiae: no dia 13 de cada mês, por ser o dia da benção daquela Casa, adoração que envolve as Irmãs, candidatas, crianças e jovens do Centro, pessoal dos cursos de formação profissional. E todos os dias uma hora diária em comunidade.
  • Casa da Divina Providência de Díli: no dia 2 de cada mês, por ser o dia da bênção da Casa e uma hora diária em comunidade.

Pois como dizia a nossa Irmã Fundadora “devemos dar o primado à oração que suscita em nós o dinamismo renovador.”Carisma

 Filial entrega à Virgem Maria, Rainha e Mãe da nossa Fraternidade

Inteiramente consagrada à Pessoa e obra do seu Filho, Ela imprime um selo próprio ao nosso apostolado, profético e caritativo, revestindo-o de humildade, mansidão e ternura. O facto de termos nascido em Fátima é uma grande graça, mas é sobretudo uma grande responsabilidade. Pois, para a Irmã Fundadora o vir para Fátima foi uma inspiração de Nossa Senhora. Ter a casa de formação em Fátima, no local onde Nossa Senhora, apareceu foi uma razão carismática.

Carisma

Comunhão eclesial

A nossa Fraternidade nasce das entranhas vivas da Igreja e participa na sua missão, quer vivendo para Deus, no espírito das bem-aventuranças, quer proclamando o Evangelho “a toda a criatura” em qualquer parte do mundo. Esta comunhão eclesial exprime-se também nas relações fraternas e cordiais com os Pastores da Igreja e com os demais fiéis, consagrados e leigos.

Carisma

Espírito Franciscano

Enquanto Fraternidade Franciscana, procuramos, como Francisco de Assis, abrasar-nos no mesmo fogo de amor por Cristo em que ele ardia, para sermos no mundo de hoje arautos da Paz e do Bem, escolas de fraternidade onde o Amor é amado e partilhado com alegria, e instrumentos da Divina Providência ao serviço dos mais pobres dos pobres.

Carisma